sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Dentição infantil.


A Importância da Dentição Infantil

Os dentes de leite, conhecidos cientificamente como dentes decíduos, são dentes que erupcionam entre os 6 meses e 2 anos de idade nos seres humanos. São, normalmente, em número de 20 e são posteriormente substituídos pelos dentes permanentes, iniciando a troca por volta dos 6 anos de idade.
Os dentes de leite são muito importantes no desenvolvimento da criança, desenvolvendo diversas funções.

1.       Tem uma importância muito grande no que se refere à mastigação. Mastigando corretamente, a criança terá um correto desenvolvimento do sistema mastigatório e ossos da face.
2.       Tem grande importância quanto à fonação. A perda precoce de dentes de leite, pode determinar dificuldade de pronunciar algumas palavras.
3.       Tem uma imensa função estética. A criança, tendo um dente feio ou estragado, pode ficar retraída, com vergonha de falar e sorrir. Com isso, podemos ter até mesmo um baixo rendimento escolar ou dificuldade de adaptação com outras crianças.
4.       Tem uma função indispensável guardando espaço para o dente permanente que virá em seu lugar. Para que o dente permanente erupcione no local desejado, ele tem como guia, o dente de leite. Sem isso, podemos ter problemas ortodônticos, sendo necessário o uso de aparelhos.
5.       Infecções na primeira dentição podem afetar o desenvolvimento do dente permanente; entre outros.

Sabendo, agora, da importância que os dentes de leite têm para seu filho, é importante saber como cuidá-los. E quando devemos levar as crianças ao dentista pela primeira vez?
 A primeira visita ao dentista pode ser quando o primeiro dentinho nascer ou até mesmo quando a mamãe estiver grávida. Nessa consulta, o cirurgião-dentista irá orientar os pais como higienizar, orientar sobre hábitos alimentares prejudiciais e até mesmo como proceder em casos de traumatismos ou problemas normais ocasionados com a erupção dos dentes. Estabelecer medidas preventivas de saúde é o meio mais eficiente de garantir o bem-estar da criança.

Muitos pais só levam seus filhos ao odontopediatra quando já estão maiores, o que complica a alteração de hábitos de higiene e alimentação. E o pior é quando a primeira visita acontece em ocasiões de acidentes ou dor envolvendo os dentinhos de leite. Assustadas e não-familiarizadas com o ambiente odontológico, elas acabam por dificultar o atendimento.

E por que procurar um odontopediatra? O odontopediatra é o cirurgião-dentista especializado em atender bebês, crianças e adolescentes. Sabemos que o medo que a maioria das pessoas tem de dentista, deve-se a experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
O sucesso do tratamento odontológico de uma criança depende de uma boa comunicação do odontopediatra com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável e feliz! A saúde de seu filho depende de você



 Dra. Carla Klück Picon- CRO 10714- Especialista em Ortodontia e cursando especialização em Odontopediatria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário